Confira as principais notícias desta quarta-feira (4) dos veículos de comunicação de Minas nos links selecionados abaixo:
Reajustes
Matéria de O Tempo destaca posicionamento do presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias, em ofício encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a ação impetrada pelo Novo que pede a inclusão de pensionistas e inativos nas despesas de pessoal. Segundo o jornal, Nelson Missias manifestou-se contrariamente ao pedido do partido Novo e afirmou que a ação é “uma agressão ao Judiciário”, já que inviabilizaria o funcionamento da Justiça estadual.
Já o Estado de Minas destaca que a Associação dos Magistrados Brasileiros entrou com pedido para participar da ação e apontou que, caso seja atendido, o pedido do Novo terá “efeitos desastrosos”. Notas publicadas na coluna Minas na Esplanada, de O Tempo, destacam que entidades de servidores da segurança pública também vão entrar com pedido no STF para tentar barrar o pedido do Novo. A coluna aponta que Nelson Missias participou ontem de audiência no STF sobre o assunto e destaca que o presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PV), não compareceu devido a votações no Plenário.
Outra matéria de O Tempo traz repercussão, entre deputados, sobre a situação do reajuste da segurança pública. Segundo o jornal, os parlamentares acreditam que o governador Romeu Zema (Novo) vai sancionar o reajuste da segurança.
Leia, ainda, notas das colunas de Mário Fontana, no Estado de Minas, e Em dia com a política, também no Estado de Minas, que trazem a repercussão das declarações do governador de São Paulo, João Dória (PSDB), sobre o reajuste da segurança.
Ontem, a TV Globo destacou que, durante balanço da segurança no Carnaval, Zema evitou falar sobre a situação do reajuste dos servidores. A TV Band falou sobre a situação delicada de Zema e apontou que, caso o governador sancione o reajuste, “as finanças do Estado vão piorar muito e uma moratória não estaria descartada”. Já a rádio Itatiaia destacou os debates sobre o assunto ontem no Plenário.
A situação do reajuste e da ação do Novo e as declarações de João Dória sobre o assunto também foram notícia nas TVs Globo e Record; nos portais O Tempo (3x), Blog do PCO, Hoje em Dia (2x) e Estado de Minas (2x); e nas rádios Super (2x), Itatiaia (3x), Alvorada, Band News (2x), Inconfidência (2x), Brasileiríssima e CBN (2x).
Ouça também conversa entre jornalistas da Itatiaia e comentários de Carlos Lindenberg, na Itatiaia, e Eduardo Costa, também na Itatiaia, sobre o assunto.
Vários deputados foram citados e/ou entrevistados.
Cidade Administrativa
Matéria de O Tempo sobre a construção da Cidade Administrativa destaca que a expansão econômica do Vetor Norte, prevista no projeto, não se concretizou. A matéria menciona o projeto de privatização da Codemig.
O Estado de Minas também publica matéria sobre o assunto e aborda as transformações durante os dez primeiros anos da Cidade Administrativa. Leia também coluna do deputado federal e ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB-MG), publicada no Estado de Minas, sobre o assunto.
Copasa
Ontem, as rádios Itatiaia (2x), CBN (2x) e Alvorada noticiaram audiência que debateu cobranças indevidas que estariam sendo feitas pela Copasa. Entrevistado o deputado Arlen Santiago (PTB).
Dia da Mulher
Matéria do Diário do Comércio destaca a programação da Assembleia em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A deputada Andréia de Jesus (Psol) foi citada.
Crédito suplementar
Nota da coluna Em dia com a política, do Estado de Minas, destaca a tramitação de projeto de crédito suplementar para o Poder Judiciário. O deputado Hely Tarqüínio (PV) foi citado.
Lago de Furnas
Notas da coluna Em dia com a política, do Estado de Minas, comentam polêmica envolvendo debate sobre o Lago de Furnas. Os deputados Professor Cleiton (PSB) e Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) foram citados.
Fórum Técnico
Ontem, o portal Blog do PCO destacou a realização do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência.
Cultura e Turismo
Ontem, a rádio Super noticiou que o secretário de Estado de Cultural e Turismo, Marcelo Matte, deve anunciar, em breve, o seu desligamento da pasta.
Manifestações
Ontem, o portal Os Novos Inconfidentes destacou que, apesar da pauta polêmica, deputados mineiros vão aderir às “manifestações bolsonaristas”. Os deputados Coronel Sandro e Bruno Engler, ambos do PSL, foram citados.
Futebol
Em matéria veiculada ontem pela rádio Itatiaia sobre proibição de manifestações provocativas em jogo entre Atlético e Cruzeiro, o deputado João Vítor Xavier (Cidadania) comentou que “a discussão chegou até a ALMG, onde houve discurso do deputado Guilherme da Cunha (Novo) envolvendo a liberdade de expressão”.
Conselhos profissionais
Ontem, a rádio Itatiaia falou sobre proposta, em tramitação no Congresso, que pretende acabar com os conselhos profissionais. A deputada Ana Paula Siqueira (Rede) foi entrevistada.
Improbidade administrativa
Ontem, a TV Globo destacou que ação contra Zezé Perrella, em que foi acusado de ter sido reembolsado pela Assembleia, durante seu mandato como deputado estadual, por serviços nunca prestados, está parada. O portal G1 e as rádios Itatiaia e Band News também noticiaram o assunto.
Assembleia Cultural
Nota do Diário do Comércio destaca apresentação no Zás. Ontem, o portal Agenda BH noticiou o assunto.
Procon Assembleia
Ontem, as TVs Globo News e Globo (3x) falaram sobre os impactos do coronavírus e destacaram recomendações do Procon Assembleia sobre cancelamento de viagens. O coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, foi entrevistado.